Se você é um designer, é bem provável que em algum momento tenha aceitado um trabalho extra para fazer no fim de semana ou após o expediente.
Talvez você até conheça alguém que optou por trabalhar como autônomo, seja porque a empresa não oferecia um salário satisfatório, por cansaço da rotina ou simplesmente por querer explorar novos horizontes… Esse tipo de profissional, conhecido como freelancer, tem se tornado cada vez mais frequente.
Mas é possível viver sendo freelancer? Quais são as vantagens e desvantagens? É melhor ter um emprego fixo?
Essas podem ser perguntas difíceis para muitos profissionais… Por isso, neste post vamos mergulhar nas diferenças entre ser um freelancer e trabalhar como designer empregado, destacando os benefícios de cada escolha.
Acompanhe a leitura!
Entendendo o que é ser um freelancer
Ser um freelancer significa ser um profissional independente que presta serviços para diversos clientes em projetos específicos. Em outras palavras, em vez de trabalhar para uma única empresa, os freelancers têm a liberdade de escolher quais projetos assumir e com quais clientes colaborar.
Como toda carreira, existem vantagens e desvantagens, vamos entendê-las abaixo:
Vantagens de atuar como designer freelancer
- Flexibilidade e liberdade para definir horários: Como freelancer, você faz seus horários, pode escolher quando e onde trabalhar. Isso permite conciliar compromissos pessoais e criar um cronograma que se adapte ao seu ritmo de trabalho. Por exemplo, se você for uma pessoa mais produtiva durante a noite, poderá organizar seu horário de trabalho para aproveitar ao máximo seu pico de criatividade.
- Escolha de projetos e clientes: Atuando como freelancer, você tem a autonomia de selecionar projetos que realmente o interessem e que estejam alinhados com seus valores e habilidades.
- Potencial para ganhos mais elevados: Como freelancer, o céu é o limite. Você determina seu preço e pode negociar o valor justo para cada projeto. Além disso, ao expandir sua rede de contatos e obter reconhecimento, é possível aumentar seus valores ao longo do tempo. Sem falar que, se você tiver uma boa organização de fluxo de trabalho, consegue atender mais clientes e, consequentemente, receber mais por isso.
- Oportunidade de trabalhar em projetos diversificados: Enquanto designer freelancer, você pode se envolver em diversos projetos diferentes e, com isso, conhecer e se aperfeiçoar em várias áreas do design. Para quem não curte rotina e gosta de aprender coisas novas, é uma excelente opção!
Desafios de ser um freelancer
- Inconstância nos fluxos de trabalho e renda: Atuando como freelancer, você não tem um valor fixo, então, pode enfrentar períodos de grande demanda e outros de escassez de projetos. É claro que você pode driblar esse desafio gerenciando suas finanças de forma adequada, mas é preciso entender que seu salário é, quase sempre, incerto. Você recebe se prospecta clientes.
- Responsabilidades de gerenciamento de negócios e finanças: Ser freelancer não se resume apenas ao design. Você também será responsável pelo gerenciamento de contratos, faturamento, impostos e outras questões administrativas. Você se torna um negócio, já falamos sobre isso em outros artigos. Está preparado para isso?
- Necessidade de construir uma rede de contatos e clientes: No início da carreira de freelancer, pode ser desafiador construir uma base de clientes e projetos. Será necessário investir tempo e esforço para criar uma rede de contatos e conseguir promover seus serviços.
Conquistando um Emprego como designer
Por outro lado, trabalhar como designer empregado implica em fazer parte da equipe de uma empresa, desfrutando de um emprego estável e salário fixo. Essa escolha também traz vantagens e desvantagens, vamos entender melhor:
Vantagens de trabalhar como designer empregado
- Segurança e estabilidade financeira: Ao ser contratado em uma empresa, você terá um salário regular e benefícios, como seguro de saúde, vale refeição, plano de aposentadoria e férias remuneradas, o que oferece maior segurança financeira em comparação ao trabalho freelancer. Mesmo em épocas de menor demanda, você continuará recebendo seu salário mensalmente, garantindo uma fonte estável de renda.
- Horários regulares: Em um emprego fixo, você normalmente terá horários mais estáveis, afinal, sua demanda será sempre a mesma. Isso permite planejar sua vida com mais antecedência e estabelecer uma rotina ainda mais consistente.
- Oportunidades de crescimento profissional e aprendizado contínuo: Em uma empresa, você estará sempre em contato com outros profissionais. Essa conexão com outros profissionais da área é extremamente valiosa e traz muito aprendizado. Ao trabalhar em uma agência de design, por exemplo, você pode ter acesso a especialistas em diversas áreas do design, o que enriquecerá sua experiência.
Desvantagens de trabalhar como designer empregado
- Restrição criativa em projetos da empresa: Ao trabalhar para uma empresa, é possível que você precise seguir as diretrizes e padrões de design estabelecidos pela organização, limitando sua liberdade criativa em alguns projetos. Por exemplo, se você trabalha em uma empresa de produtos infantis, é provável que precise seguir uma identidade visual pré-definida, mesmo que você tenha ideias criativas diferentes.
- Desafios de conciliar vida pessoal e profissional: Em algumas empresas, pode haver uma cultura de trabalho que valoriza horas extras ou demandas de última hora, o que pode dificultar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Além disso, ainda existem muitas empresas que não são a favor do home office e o trajeto até o trabalho pode ser longo e estressante.
- Falta de flexibilidade: Não tem jeito, se você atua numa empresa, precisa seguir seus horários. Nesse caso, muitas vezes não importa para a empresa se você é mais produtivo à noite, você precisa cumprir seu horário e sua demanda no mesmo horário de todos. Muitas empresas, inclusive, são bem inflexíveis com atividades extras como apresentações na escola dos filhos, viagens, etc.
Freelancer x Emprego: Qual é a melhor opção para você?
Vimos que cada opção oferece vantagens e desafios únicos e não existe uma fórmula mágica para descobrir qual caminho seguir. A escolha certa para você dependerá do seu perfil profissional, suas preferências pessoais e suas metas a longo prazo.
Algumas pessoas prosperam na independência e na diversidade de projetos que o trabalho freelancer oferece. Se você é uma pessoa naturalmente autônoma, por exemplo, e gosta de sair da rotina e enfrentar novos desafios constantemente, o trabalho freelancer pode ser mais adequado para seu perfil.
Por outro lado, ser freelancer pode significar enfrentar períodos com menor demanda e, consequentemente, renda incerta. Por isso, é importante também colocar na balança sua disposição para lidar com flutuações de renda e a inconstância de projetos.
Se você valoriza a segurança financeira e deseja um salário fixo e benefícios, um emprego fixo pode ser a opção mais adequada.
Pense também sobre a importância de seus projetos pessoais e a necessidade de dedicar tempo a eles. Ser freelancer pode oferecer maior flexibilidade para administrar suas atividades pessoais, mas se você prefere focar em uma única carreira e tem aquele desejo de crescer em uma empresa, provavelmente se sentirá mais realizado em um emprego.
Independentemente do caminho escolhido, o mais importante é manter a paixão pelo design, buscar constantemente o aprendizado e o crescimento profissional e encontrar satisfação em sua jornada!
Estamos comprometidos em ajudá-lo a alcançar todo o seu potencial como designer!