Se você é um designer, é bem provável que em algum momento tenha aceitado um trabalho extra para fazer no fim de semana ou após o expediente.

Talvez você até conheça alguém que optou por trabalhar como autônomo, seja porque a empresa não oferecia um salário satisfatório, por cansaço da rotina ou simplesmente por querer explorar novos horizontes… Esse tipo de profissional, conhecido como freelancer, tem se tornado cada vez mais frequente.

Mas é possível viver sendo freelancer? Quais são as vantagens e desvantagens? É melhor ter um emprego fixo? 

Essas podem ser perguntas difíceis para muitos profissionais… Por isso, neste post vamos mergulhar nas diferenças entre ser um freelancer e trabalhar como designer empregado, destacando os benefícios de cada escolha.

Acompanhe a leitura!

Entendendo o que é ser um freelancer

Ser um freelancer significa ser um profissional independente que presta serviços para diversos clientes em projetos específicos. Em outras palavras, em vez de trabalhar para uma única empresa, os freelancers têm a liberdade de escolher quais projetos assumir e com quais clientes colaborar.

Como toda carreira, existem vantagens e desvantagens, vamos entendê-las abaixo:

Vantagens de atuar como designer freelancer

Desafios de ser um freelancer

Conquistando um Emprego como designer

Por outro lado, trabalhar como designer empregado implica em fazer parte da equipe de uma empresa, desfrutando de um emprego estável e salário fixo. Essa escolha também traz vantagens e desvantagens, vamos entender melhor:

Vantagens de trabalhar como designer empregado

Desvantagens de trabalhar como designer empregado

Freelancer x Emprego: Qual é a melhor opção para você? 

Vimos que cada opção oferece vantagens e desafios únicos e não existe uma fórmula mágica para descobrir qual caminho seguir. A escolha certa para você dependerá do seu perfil profissional, suas preferências pessoais e suas metas a longo prazo.

Algumas pessoas prosperam na independência e na diversidade de projetos que o trabalho freelancer oferece. Se você é uma pessoa naturalmente autônoma, por exemplo, e gosta de sair da rotina e enfrentar novos desafios constantemente, o trabalho freelancer pode ser mais adequado para seu perfil.

Por outro lado, ser freelancer pode significar enfrentar períodos com menor demanda e, consequentemente, renda incerta. Por isso, é importante também colocar na balança sua disposição para lidar com flutuações de renda e a inconstância de projetos.

Se você valoriza a segurança financeira e deseja um salário fixo e benefícios, um emprego fixo pode ser a opção mais adequada.

Pense também sobre a importância de seus projetos pessoais e a necessidade de dedicar tempo a eles. Ser freelancer pode oferecer maior flexibilidade para administrar suas atividades pessoais, mas se você prefere focar em uma única carreira e tem aquele desejo de crescer em uma empresa, provavelmente se sentirá mais realizado em um emprego.

Independentemente do caminho escolhido, o mais importante é manter a paixão pelo design, buscar constantemente o aprendizado e o crescimento profissional e encontrar satisfação em sua jornada!

E se você deseja se tornar um profissional completo, não deixe de conhecer a escola Aiko. Nós oferecemos conteúdos valiosos que vão desde o design até questões relacionadas a negócios.

Estamos comprometidos em ajudá-lo a alcançar todo o seu potencial como designer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *