Se você é um designer e precisa criar uma proposta comercial, este artigo vai te ajudar. Você já deve saber como é importante ter uma proposta comercial bem elaborada para conseguir fechar novos negócios. Afinal, é através dela que você apresentará seus serviços e suas habilidades para o cliente em potencial. Uma proposta bem feita consegue atrair o cliente e demonstrar o valor que seu trabalho pode agregar para o negócio dele.

Se você quiser assistir a versão em vídeo, basta clicar acima.

Personalize a abordagem da sua proposta comercial.

Antes de começar a elaborar a proposta comercial, é fundamental conhecer o cliente em potencial e se adaptar a ele. Isso permitirá que você personalize o orçamento segundo as necessidades e desejos dele. Pesquise sobre o negócio, entenda os valores da empresa, identifique seus principais concorrentes e veja quais são as demandas de comunicação visual que eles têm. A sua proposta não pode parecer uma cópia e cola, isso é um erro que acaba melando muitas vendas.

Se apresente

A primeira parte da apresentação utilize para descrever quem é você e um pouco da sua experiência. Isso é legal para o futuro cliente te conhecer mais, e começarmos a criar um senso de autoridade. Não precisa se alongar demais, pois você já conversou com ele antes desta proposta e feito esta apresentação inicial, aqui serve para reforçar. Se você ainda não tem, faça urgentemente fotos profissionais, você já vai ver sua vida mudar. Tenha um texto biográfico pequeno, mas poderoso para adicionar e descrever seus conhecimentos. Caso tenha trabalhado para marcas conhecidas, vale adicionar algo como “experiências” ecolocar os logos.


Prova social

Você falar coisas boas sobre sua pessoa é ótimo, mas outros clientes falando é melhor ainda. A estratégia é colocar alguns depoimentos de clientes descrevendo sua experiência com os seus serviços. Isso é poderoso e fortalece seu profissionalismo dando mais segurança e credibilidade. Uns 4 ou 5 já são suficientes para cumprir este papel.

Proposta comercial - prova social


Pré-Briefing

Descreva o briefing que você recebeu e a sua visão sobre ele, como se estivesse passando a limpo. Este alinhamento formal é indispensável para que ambos fiquem com as mesmas informações, garantindo que foi entendida a demanda. Se você recebeu a solicitação pelo WhatsApp, telefone ou e-mail, junte todas as informações e faça um resumo geral.

pre-briedinf na proposta comercial


Lista de entregáveis

O próximo passo é definir quais serão os serviços oferecidos, os entregáveis. Seja claro e específico sobre o que está incluído no pacote que você está orçando, detalhe brevemente cada um. Encare esta etapa como uma oportunidade de explicar os benefícios de cada item, como você executa e a importância deles. Sabe quando você vai em um restaurante bacana e lê um prato bem descrito no cardápio? Na hora nos passa um ar de superior e mais valioso. É a mesma lógica, venda com palavras o seu serviço. Porém, não enrole demais ou deixe nebuloso o que cliente receberá, isso pode te gerar problemas. Ainda não coloca o preço, apenas o que será entregue.

lista de entregáveis da proposta comercial


Detalhe o processo de trabalho

Explique como funciona o seu processo de trabalho, desde o briefing até a entrega final. Isso ajudará a criar uma expectativa realista para o cliente e a evitar possíveis mal-entendidos ao longo do projeto. Além de mostrar que você possui uma metodologia, mostrará que existe bastante trabalho envolvido e te ajudar a ancorar o preço.

metedologia de trabalho


Apresente um cronograma na proposta comercial

Um cronograma ajuda a passar credibilidade e organização, por isso, você incluirá na sua proposta comercial, mostrando as datas previstas para cada entrega. Isso pode ser apresentado em uma tabela simples, com as datas e as atividades correspondentes. Gosto de utilizar uma linha de tempo, com os principais acontecimentos durante o processo. Os clientes adoram saber quando vão acontecer as coisas, e mantê-los bem informados é a chave do relacionamento saudável. Deixe claro que estes prazos consideram as aprovações por parte.

proposta comercial para designers


Proposta financeira

Por fim, apresente a proposta financeira, detalhando os valores de cada serviço e o total geral. Tome cuidado para não subdividir demais as entregas, ao ponto que o cliente possa querer desmontar a proposta, escolhendo algumas partes em detrimento de outras. Agrupe serviços e precifique em conjunto.
O cliente precisa entender quanto ele irá investir e quais serão os prazos e as formas de pagamento. Se possível, ofereça diferentes opções, como parcelamento ou descontos para pagamentos à vista.

proposta comercial


Termos

E por fim, adicione os principais termos do acordo. É interessante esclarecer algumas dúvidas, como o prazo de validade desta proposta, quantas rodadas de alterações estão inclusas, detalhes sobre faturamento e outros detalhes que você julgue importante.


Conclusão

Uma proposta comercial bem elaborada consegue conquistar o cliente e de demonstrar o valor do seu trabalho. Ela organiza de uma forma lógica todas as conversas que você teve anteriormente com o prospecto, e resume como serão as próximas etapas. Lembre-se que quanto mais você se relacionar bem e fazer uma pré-venda no momento da conversa, mais assertivas serão suas propostas.

Se você quer aprender mais sobre precificação, negócios e venda de serviços criativos, matricule-se na Aiko e venha estudar conosco. Clique aqui e se inscreva agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *